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Rota Bioceânica: Ponte da megaestrada que liga o Brasil ao Chile já tem mais de 60% das obras concluídas

No lado brasileiro, avança também a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte. Estrutura da Ponte da Bioceânica, entre Porto Murtinho (Brasil) e C...

Rota Bioceânica: Ponte da megaestrada que liga o Brasil ao Chile já tem mais de 60% das obras concluídas
Rota Bioceânica: Ponte da megaestrada que liga o Brasil ao Chile já tem mais de 60% das obras concluídas (Foto: Reprodução)

No lado brasileiro, avança também a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte. Estrutura da Ponte da Bioceânica, entre Porto Murtinho (Brasil) e Carmelo Peralta, no Paraguai: 60% das obras concluídas Toninho Ruiz A construção da Ponte da Bioceânica, que liga Porto Murtinho, no Brasil, a Carmelo Peralta, no Paraguai, está com mais de 60% das obras concluídas, segundo balanço do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC). ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no Whatsapp A estrutura é fundamental para viabilizar a Rota Bioceânica rodoviária, uma megaestrada que possibilitará a ligação do oceano Atlântico ao Pacífico, no Chile, tendo Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, como ponto de saída do Brasil. Rota Bioceânica vai ligar o Brasil aos portos do Chile no Oceano Pacífico Anderson Viegas/g1 MS A megaestrada, segundo estudos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), pode encurtar em mais de 9,7 mil quilômetros a rota marítima das exportações brasileiras para a Ásia. Em uma viagem para a China, por exemplo, pode reduzir o tempo em 23%, cerca de 12 dias a menos. Segundo o MOPC, atualmente, a estrutura principal da ponte está em plena montagem, com os pilares de concreto se elevando a partir dos dois lados do rio Paraguai. No lado paraguaio, os trabalhos estão concentrados no aterro de acesso, processo fundamental para preparar a área antes da colocação do trecho final da estrutura. Já do lado brasileiro, as atividades estão focadas na montagem da plataforma. Ponte da Bioceânica, sobre o rio Paraguai, é fundamental para viabilizar o corredor bioceânico Toninho Ruiz A ponte está sendo construída por um consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões da administração paraguaia da Itaipu. A estrutura tem uma extensão de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois formarão os viadutos de acesso em ambos os lados, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros sobre o rio Paraguai, incluindo um vão central de 350 metros. A ordem de serviço para a ponte foi emitida no dia 13 de dezembro de 2021, e a previsão das autoridades paraguaias é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2026. No lado brasileiro, avança também a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte. Essa obra está orçada em R$ 427 milhões e vem sendo executada pelo Consórcio PDC Fronteira, com recursos do governo brasileiro, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além da alça de 13,1 quilômetros que ligará a rodovia à ponte, também está sendo construído o contorno rodoviário em Porto Murtinho e o centro aduaneiro, que fará o controle do acesso entre o Brasil e o Paraguai. Avança também a construção do acesso que vai ligar a BR-267, em Porto Murtinho, a Ponte da Bioceânica Toninho Ruiz A obra foi iniciada em 20 de setembro, e o prazo de conclusão é de 26 meses. O consórcio responsável já está realizando a limpeza na área de abrangência do acesso e o isolamento de toda a extensão do trecho. Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

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